Livro Extreme Programming

Extreme Programming: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade

Livro Extreme Programming: aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade

De Vinícius Manhães Teles

Prefácio de Kent Beck, criador do Extreme Programming

Capítulo especial de Kent Beck e Robert Mee

Novatec Editora

Páginas: 320;
Ano: 2004;
ISBN: 85-7522-047-0;
Preço: R$ 69,00.

Veja o que dizem sobre o livro

Gostei bastante, ele está super-interessante. Além disso, não é apenas mais um livro sobre XP só que em português, ele contém coisas novas, contadas de um jeito bem didático. Acho que vai ser muito útil ao Brasil.

Fábio Kon (Professor de XP na USP), 01/02/2004

Gostei imensamente do teu livro. Acho que de certa forma você aperfeiçoou a abordagem do Beck, tornando-a mais abrangente e introduzindo novos exemplos que clareiam certos pontos um pouco obscuros.

Parabéns pelo livro.

A receptividade entre os alunos também foi a melhor possível. Alguns deles já compraram e outros estão adquirindo. Têm sido e vai ser muito útil também no projeto XP que estamos trabalhando com os alunos.

Aluizio H. Filho (Doutorando na PUC-Rio e Professor Universitário), 09/03/2004

É muito bom, na verdade, ótimo e mais completo que o XP Explicada porque além de motivacional mostra exemplos práticos e chega ao nível de processos passo a passo. Tem capítulos que considero brilhantes (como o capítulo 2). O bom é que o Vinícius é também da área acadêmica, o que eu acho importante pra mostrar como tanto teoria quanto prática são úteis.

Madson Menezes, 16/12/2004

Eu comprei por achar numa rápida passada o melhor livro de XP em português, mas agora que estou mais da metade do livro, posso afirmar que é ótimo, essencial para quem quer aprender sobre XP.

Roberto Brum, 13/12/2004

Quero te parabenizar pelo modo que escreves. Estou aguardando o teu segundo livro, e não me interessa o assunto, eu vou comprar.

Roberto Brum, 3/3/2005

Isso não é tudo; veja também esses outros comentários.

Resenha

Extreme Programming (XP) é um processo de desenvolvimento que possibilita a criação de software de alta qualidade, de maneira ágil, econômica e flexível. Vem sendo adotado com enorme sucesso na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.

Cada vez mais as empresas convivem com ambientes de negócios que requerem mudanças freqüentes em seus processos, as quais afetam os projetos de software. Os processos de desenvolvimento tradicionais são caracterizados por uma grande quantidade de atividades e artefatos que buscam proteger o software contra mudanças, o que faz pouco ou nenhum sentido, visto que os projetos devem se adaptar a tais mudanças ao invés de evitá-las.

O XP concentra os esforços da equipe de desenvolvimento em atividades que geram resultados rapidamente na forma de software intensamente testado e alinhado às necessidades de seus usuários. Além disso, simplifica e organiza o trabalho combinando técnicas comprovadamente eficazes e eliminando atividades redundantes. Por fim, reduz o risco dos projetos desenvolvendo software de forma iterativa e reavaliando permanentemente as prioridades dos usuários.

Este livro apresenta o XP de forma didática e prática, com base na experiência do autor que o utilizou em projetos reais. As explicações combinam teoria, exemplos, ilustrações e metáforas que facilitam a compreensão dos conceitos e fornecem um caminho seguro para que o leitor incorpore o XP ao seu dia-a-dia.

Destina-se a profissionais da área de informática, gerentes e diretores de tecnologia da informação, bem como a estudantes e professores universitários.

Sumário (PDF)

  1. Capítulo 1 — Extreme Programming: visão geral (PDF)
  2. Capítulo 2 — Desafios do desenvolvimento de software
  3. Capítulo 3 — Valores do XP
  4. Capítulo 4 — Cliente presente
  5. Capítulo 5 — O jogo do planejamento
  6. Capítulo 6 — Stand up meeting
  7. Capítulo 7 — Programação em par
  8. Capítulo 8 — Refactoring
  9. Capítulo 9 — Desenvolvimento guiados pelos testes
  10. Capítulo 10 — Código coletivo
  11. Capítulo 11 — Padrões de codificação
  12. Capítulo 12 — Design simples
  13. Capítulo 13 — Metáfora
  14. Capítulo 14 — Ritmo sustentável
  15. Capítulo 15 — Integração contínua
  16. Capítulo 16 — Releases curtos
  17. Capítulo 17 — A organização do ambiente de trabalho
  18. Capítulo 18 — A equipe de desenvolvimento
  19. Capítulo 19 — A documentação do projeto
  20. Capítulo 20 — Vendendo o XP
  21. Capítulo 21 — Seu primeiro projeto usando o XP
  22. Capítulo 22 — Métricas do planejamento
  23. Capítulo 23 — O surgimento do Extreme Programming
  24. Capítulo 24 — Quando o XP não deve ser utilizado
  25. Capítulo 25 — XP e a UML
  26. Capítulo 26 — XP na universidade: a formação de uma nova geração
  27. Capítulo 27 — Aumentando a competitividade global do software brasileiro

Comentários do autor

No início de 2002, poucos meses após fundar a improveit, ingressei no curso de mestrado do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), na UFRJ, onde tive meu primeiro contato com XP. A leitura de dezenas de livros e artigos foi importante para mostrar que Extreme Programming era não apenas mais uma forma de se desenvolver software. XP representava, e continua representando, uma forma inovadora, econômica e produtiva de desenvolver sistemas de alta qualidade. Nesse mesmo ano, incorporamos XP ao nosso cotidiano, nos aperfeiçoamos e desde então colhemos bons frutos com a sua utilização em nossos projetos e nos projetos de nossos clientes.

Todos os livros e artigos que serviram de base para nosso aprendizado compartilhavam a mesma característica: eram escritos em inglês. Felizmente tive a oportunidade de estudar inglês durante muitos anos e morar na Inglaterra, o que me permitia ler nesse idioma sem maiores dificuldades. Mas e os desenvolvedores de software que não tiveram essas mesmas oportunidades? Como aprender sobre Extreme Programming quando o idioma estrangeiro não é familiar e existem poucas publicações em português?

No início de 2003, a Novatec Editora me procurou e fez o convite: que tal escrever um livro sobre XP? Gostei da idéia, que consumiu boa parte daquele ano, até que em janeiro de 2004 o livro foi finalmente lançado, permitindo que o público brasileiro tivesse acesso a um livro escrito em seu próprio idioma, com uma visão brasileira dos assuntos, com a experiência de projetos realizados no Brasil e não em algum país distante.

Esse livro contou não apenas com um esforço individual significativo, mas também uma tremenda colaboração coletiva de seus 19 revisores, dentre os quais encontram-se doutores, mestres, professores e profissionais que atuam diariamente no mercado de informática brasileiro. Seus comentários, críticas e sugestões foram fundamentais para aprimorar o conteúdo e tornar o livro útil e agradável.

Como se isso não bastasse, Kent Beck generosamente escreveu o prefácio e, com Robert Mee, redigiu um dos capítulos.

O que mais andam dizendo sobre o livro?

Fiquei sabendo da XP através da pós-graduação. A partir disso comecei a ler textos e apresentações sobre XP que achei na Internet. Depois parti para os livros... li o livro do Kent Beck, depois li o livro do Dave Astel e Granville Miller, e agora terminei de ler o seu livro.

Achei muito legal o modo como você explicou a XP. A sua visão mais prática sobre o tema ficou muito interessante.

Matheus Haddad, 21/06/2005

Estou te enviando esse e-mail para te parabenizar pela iniciativa em escrever o livro que esta nos ajudando muito não só neste projeto como também na minha monografia e a de outros alunos.

Fica aqui o meu agradecimento!!!

Izis Filipaldi, 06/09/2005

Tive o prazer de ser um dos revisores do livro do Vinícius. Comprovei que esse livro sem dúvida é um ótimo caminho para o aprendizado de XP. O livro contém também ótimas dicas de como implementar XP no seu próximo projeto ou até mesmo começar a adotar as práticas do XP no seu projeto atual. Leitura obrigatória para todos os profissionais envolvidos em qualquer fase do processo de desenvolvimento de software.

Marcelo Carvalho Fernandes, 13/01/2004

O livro é muito bom! Principalmente nas partes finais: as métricas foram excelentes e vc usou umas metáforas muito boas, se me dá sua licença, vou usar algumas delas.

Ronie Uliana, 02/02/2005

Estou no capítulo 16 e posso dizer que estou muito entusiasmado com a metodologia. Gostei muito da forma como o texto foi escrito.

José Carlos Magalhães, 23/6/2004

Comprei o livro que você escreveu e tomei muito mais gosto pelo XP. O livro elucidou muitos pontos que até então eram obscuros, me convencendo quanto a práticas errôneas no 'desenvolvimento tradicional' através de contramedidas do XP.

Outras pessoas da empresa se interessaram e compraram o livro e se mostram bastante receptivas quanto ao conteúdo do mesmo. O livro é excelente, inclusive estamos montando um grupo (inicialmente pequeno) afim de começar a estudar/viabilizar/adotar XP nos projetos, e, aos poucos adquirir o aval da empresa (com uma visão extramamente tradicional) para utiliar o XP como base para todos os projetos.

Utilizaremos o livro como referência.

Luciano Nami Regis, 21/1/2005

Li grande parte do seu livro e me convenci de várias coisas. Aliás, um parenteses: adorei seu estilo de escrita. Técnico sem ser sacal. Muito bom.

Gilberto Quirgo de Souza, 24/01/2005

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de escrever um livro sobre o XP trazendo para o público a realidade brasileira. Sou professora do curso de Análise de Sistemas da UNICENTROUniversidade Estadual do Centro Oeste — em Guarapuava no Paraná. Este é o quarto ano que trabalho com a disciplina de Engenharia de Software.

Este ano resolvi estudar, aplicar e comparar dois processos de desenvolvimento de software, XP e RUP, juntamente com os alunos. Começamos pelo XP e há duas semanas adquiri o seu livro. Estou simplesmente encantada com o XP.

Silvia Amélia, 04/04/2005

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas pesquisas, iniciativa e livro publicado. Excelente conteúdo.

Fernanda, 13/04/2005

Parabens pelo seu livro Extreme Programming, realmente ficou muito bom. Eu estou escrevendo uma monografia para minha faculdade (FATEC Jau) e estou usando muito do seu livro como referencia.

Emerson Terra, 01/05/2005

Estou fazendo minha monografia como trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Software, com o tema: 'Extreme Programming'. Para tanto, estou utilizando o seu livro e com ele, você me deixou muito a vontade para trabalhar o tema.

Edson Amorim, 14/05/2005

Meu nome é Luciana e estudo no Centro Universitário Fundação Santo André, cursando Bacharelado em Sistemas de Informação e o tema de meu trabalho de conclusão de curso é XP e metodologias ágeis.

Comprei seu livro de XP e achei o máximo.
Gostaria de ressaltar que o seu livro me ajudou no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e no serviço também. Apesar de não trabalhar em TI, coordeno uma equipe e apliquei algumas técnicas que aprendi em seu livro.

Muito Obrigada!

Luciana Biroli de Oliveira, 10/10/2005

Livro histórico para o desenvolvimento XP no Brasil.

O XP representa uma nova maneira de desenvolvimento: nada de tédio, relatórios em excesso, hora extra, plantão, etc. O XP, diferentemente de outros métodos de desenvolvimento, não foi baseado no paradigma de produção industrial, fordista, produção em série, etc; foi baseado em experiência própria, e mostra, de fato, que desenvolver software é MUITO diferente de desenvolver um carro. O autor é um dos pioneiros de XP no Brasil, e um dos papas no assunto. O livro é de fácil leitura, e pode ser considerado a principal obra de XP para os brasileiros.

Rafael Lima Jóia, 22/1/2005

Achei o livro ótimo, e foi o suficiente para que me interessasse de forma extrema pelo XP.

Thiago Senna, 17/2/2005

Li o seu livro a respeito do XP! Ele é fantástico! Parabéns!

Marcos Eduardo Engelmann, 11/1/2005

Excelente! Fiz minha monografia sobre XP e esse livro foi fundamental para que eu compreendesse de forma simples tudo que envolve o XP. Esse eu recomendo!

Sidney Santos Teles, Aracaju, SE

Onde comprar?