Continuidade da Equipe

Valor em software é criado não apenas pelo que as pessoas sabem e fazem, mas também por seus relacionamentos e pelo que as pessoas são capazes de alcançar juntas.

Preserve equipes eficazes. Há uma tendência em grandes organizações de abstrair as pessoas em lugar de coisas, unidades de programação compatíveis no estilo plug-and-play. Valor em software é criado não apenas pelo que as pessoas sabem e fazem, mas também por seus relacionamentos e pelo que as pessoas são capazes de alcançar juntas. Ignorar o valor dos relacionamentos e da confiança para simplificar o problema de agendamento é uma economia falsa.

Organizações pequenas não têm esse problema. Há apenas uma equipe. Uma vez que estejam integrados, você ganha e oferece confiança, nada que não seja uma verdadeira calamidade pode separá-los. Grandes organizações freqüentemente ignoram o valor das equipes, adotando, ao invés disso, uma metáfora molecular/fluida para "recursos de programação." Uma vez que o projeto está pronto, os programadores voltam para o "pool". O objetivo desse tipo de agendamento é fazer com que todos os programadores sejam integralmente utilizados. Essa estratégia maximiza microeficiências, mas mina a eficiência da organização como um todo, tentando alcançar uma eficiência ilusória em que indivíduos ficam ocupados digitando, enquanto ignoram o valor de permitir que as pessoas trabalhem a maior parte do tempo com aqueles que conhecem e confiam.

Manter equipes bem integradas juntas não significa que as equipes tenham que ficar inteiramente estáticas. É impressionante como novos membros começam a contribuir rapidamente em um projeto XP. Eles insistem em implementar tarefas de desenvolvimento já na primeira semana e já estão contribuindo de forma independente após alguns poucos meses. Preservando equipes bem integradas e encorajando um nível razoável de rotação, a organização ganha os benefícios de um equipe estável e consistência em termos de dispersão de conhecimento e experiência.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.