Oportunidade
Um acontecimento no projeto pode ser uma crise ou uma oportunidade dependendo apenas de como a equipe reage. Quando enxergamos problemas como oportunidades de aprendizado e mudança, podemos adotar atitudes mais proveitosas para todos os envolvidos.
Em XP, não esperamos que tudo dê certo no projeto. Temos consciência de que eventos inesperados podem e irão acontecer. Quando esse for o caso, queremos que todos aprendam ao máximo e, juntos, criem as melhores soluções.
Um exemplo de como um problema pode ser encarado como uma oportunidade é o que acontece quando tentamos "vender" projetos XP. Algumas empresas querem trabalhar com XP sob um contrato de escopo negociável. Mas, como "vender" esse tipo de contrato, quando todo o mercado está habituado a trabalhar apenas com contratos de escopo fixo?
Em princípio, é mais difícil "vender" um modelo alternativo de contrato, entretanto, se as vantagens do contrato de escopo negociável forem bem exploradas, isso pode se reverter em uma tremenda oportunidade. Um dos aspectos mais interessantes dos contrato de escopo negociável é o custo reduzido. Como eles implicam em risco menor tanto para o cliente, quanto para a empresa que irá desenvolver o software, é possível criar projetos mais baratos do que seria viável com contratos de escopo fixo. Portanto, equipes que conseguirem ver a oportunidade atrás do aparente problema, conseguirão se beneficiar das vantagens de modelos alternativos de contratos, enquanto equipes menos arrojadas, continuarão presas a um modelo de contratação ineficaz e custoso.
Autoria
Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.
Publicado em 02/10/2006.
Licenciado como Creative Commons Atribuição.