Melhoria

"Software não é ouro, é alface: um bem perecível. Se não for aprimorado ao longo do tempo, acaba estragando." Essa frase, atribuída a Brian Behlendorf no livro The World is Flat, resume o princípio da melhoria. Em , não nos preocupamos em construir o software perfeito, nem o design perfeito, nem o processo perfeito, mas sim em aperfeiçoar esses e outros aspectos dos projetos continuamente.

Várias componentes do orientam os projetos no sentido da melhoria contínua. Obter feedback freqüente, com rapidez, é uma forma de enriquecer o aprendizado de todos os envolvidos. Quanto mais aprendemos, mais somos capazes de melhorar designs, testes, processos de builds e demais aspectos do projeto. Comunicação aberta, através de diálogos conduzidos em um ambiente informativo, também nos ajudam a melhorar.

O uso de ciclos semanais permite que utilizemos o aprendizado obtido em uma semana, para aprimorar o trabalho da semana seguinte. Nas reuniões de planejamento, normalmente utilizamos uma técnica conhecida como retrospectiva para, de forma estruturada, aprendermos sobre o que funcionou bem na semana que se encerrou, o que precisa melhorar e que ações tomaremos para melhorar.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.