Histórias

Equipes XP planejam utilizando histórias escritas em pequenos cartões. As histórias normalmente são escritas pelo próprio cliente. Os cartões não têm a pretensão de armazenar todas as informações sobre uma história. Desenvolvedores em um equipe XP utilizam o diálogo presencial com o cliente para aprender o máximo possível sobre os detalhes de cada história. Dessa forma, o registro da história feito no cartão acaba servindo basicamente como um lembrete do diálogo.

No Jogo do Planejamento, uma reunião feita no início de cada ciclo semanal, o cliente escreve novas histórias para serem implementadas na iteração que se inicia. Os desenvolvedores, por sua vez, estimam cada história e colocam o valor da estimativa nos cartões. Com base na velocidade de desenvolvimento da semana anterior, os desenvolvedores fornecem um "orçamento" para o cliente indicando a quantidade de histórias que poderão ser implementadas na iteração que se inicia. De posse dessas informações, o cliente prioriza as histórias que, em conjunto, mais possam gerar valor para ele quando estiverem implementadas ao final da semana.

Durante a iteração os cartões são colocados na parede, em um mural, de modo que possam ser acompanhados facilmente por todos os participantes do projeto, incluindo desenvolvedores, gerentes, clientes, entre outros. Existem softwares que procuram ajudar no planejamento de projetos XP. Entretanto, eles não são tão eficazes quanto os cartões em papel. Procure evitá-los a não ser que as circunstâncias imponham a adoção dos mesmos como pode acontecer, por exemplo, em alguns projetos distribuídos.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.