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Algumas pessoas seriam capazes de caminhar na beirada de um precipício com os olhos fechados, ou colocar a maior parte do seu dinheiro em um investimento com elevada chance de prejuízo sem acompanhá-lo de perto. Entretanto, a maioria das pessoas provavelmente manteria os olhos bem abertos em ambos os casos. Isso é particularmente verdade no caso de equipes trabalhando com XP. Elas acreditam que projetos de software são iniciativas freqüentemente caras, arriscadas e com um histórico repleto de falhas, o que as leva a simples conclusão de que provavelmente o projeto em que estão envolvidas também enfrentará falhas e problemas, como é habitual na área de software.

Isso pode ser tratado de forma mais econômica e eficaz se as falhas forem detectadas rapidamente. Normalmente, quanto mais cedo descobrimos um problema, menos prejuízos ele pode causar e maiores são as chances de resolvê-lo de forma barata. Por isso, projetos XP estabelecem formas de encurtar ao máximo a defasagem de tempo entre o momento em que uma ação é executada e o seu resultado é observado. Assim, por exemplo, desenvolvedores procuram entregar novas funcionalidades no menor prazo possível, para que o cliente compreenda rapidamente as conseqüências daquilo que pediu. Os clientes, por sua vez, procuram se manter próximos dos desenvolvedores para prover informações precisas sobre qualquer dúvida que eles tenham ao longo do desenvolvimento.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.