Reflexão

Boas equipes não apenas fazem seu trabalho, mas também pensam sobre como estão trabalhando e por que estão trabalhando. Elas analisam o porquê de terem tido sucesso ou falhado. Elas não tentam esconder seus erros, mas os expõem e aprendem com eles.

Os ciclos trimestral e semanal incluem tempo para reflexão em equipe, assim como a programação em par e a integração contínua. Mas reflexão não deveria se limitar a oportunidades "oficiais". Conversas com a esposa ou os amigos, férias e atividades não relacionadas a desenvolvimento de software, como leituras e outras atividades provêm oportunidades individuais para pensar sobre como e por que você está trabalhando da forma como está trabalhando. Refeições em conjunto e pausas para um café provêm momentos informais para reflexão em conjunto.

Reflexão não é um exercício puramente intelectual. Você pode se inspirar analisando dados, mas você também pode aprender a partir de sua intuição. As emoções "negativas", tais como medo, raiva e ansiedade vêm ajudando a humanidade há muito tempo a perceber que algo ruim está para acontecer. Escutar o que suas emoções dizem a respeito de seu trabalho exige esforços, mas sentimentos temperados com pensamentos são uma fonte de inspiração.

Reflexão pode ser levada longe demais. Desenvolvimento de software tem uma longa tradição de pessoas que se mantêm tão ocupadas pensando sobre desenvolvimento de software que elas não têm sequer tempo para desenvolver software. Reflexão vem depois da ação. Aprendizado é ação refletida. Para maximizar o feedback, reflexões em equipes XP são misturadas com ação.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.