Envolvimento do Cliente Real
XP estabelece uma divisão de responsabilidade: desenvolvedores tomam decisões técnicas, enquanto o pessoal de negócio toma as decisões de negócio. Sendo assim, projetos XP normalmente contam com a participação ativa de uma ou mais pessoas do negócio, que definem e priorizam as funcionalidades que devem ser implementadas.
Essas pessoas, que chamaremos aqui de requerentes, tipicamente representam uma comunidade de usuários. Às vezes, o projeto vai beneficiar alguns poucos usuários e outras vezes irá atender a inúmeras pessoas quando estiver pronto.
A prática equipe integral sugere que haja requerentes participativos na equipe, representando os mais diversos pontos de vistas dos usuários. Mas, isso não é suficiente. A prática de envolvimento do cliente real vai além. Ela sugere que os usuários finais sejam envolvidos diretamente no processo de desenvolvimento.
Isso pode acontecer de diversas formas. Por exemplo, ao longo do desenvolvimento, podemos trazer alguns dos usuários finais para utilizar as funcionalidades já implementadas. Assim, podemos perceber se o que está sendo pedido pelos requerentes realmente reflete as necessidades dos usuários finais. Isso também nos permite perceber se o que está implementado consegue ser usado facilmente pelos usuários finais.
Autoria
Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.
Publicado em 23/07/2007.
Licenciado como Creative Commons Atribuição.