Equipes que Encolhem

Á medida que uma equipe aumenta a sua capacidade de produção, mantenha a carga de trabalho constante, mas gradualmente reduza o tamanho da equipe. Isso libera as pessoas para formarem outras equipes. Quando a equipe tem muito poucas pessoas, misture-a com outra equipe que também seja muito pequena. Essa é uma prática usada no Sistema de Produção da Toyota. A outra estratégia que é comum ser vista para aumentar a escala de produção é criar equipes cada vez maiores. Mas essa estratégia funciona tão mal que é útil considerar outras alternativas.

Digamos que cinco pessoas trabalhem em uma célula de produção de uma fábrica. Ao invés de fazer com que todas tenham a mesma carga de trabalho, assegure que o máximo de pessoas esteja trabalhando de forma integral. A quinta pessoa, então, talvez esteja trabalhando apenas 30% do seu tempo. Isso é bom. Os membros da equipe, à medida que conduzem seu trabalho, também pensam sobre como melhorar o processo de trabalho. Eles experimentam idéias até que eliminem desperdícios suficientes para que a quinta pessoa não seja mais necessária. Tentar manter todas as pessoas ocupadas obscurece o fato de que a equipe precisa de mais recursos disponíveis.

Tente fazer o mesmo em desenvolvimento de software. Descubra quantas histórias o cliente precisa a cada semana. Tente melhorar o desenvolvimento até que algum dos membros da equipe esteja ocioso; então você está pronto para diminuir a equipe e continuar.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.