Build de Dez Minutos
Assegure que seja possível executar o build e todos os testes automatizados do projeto em até dez minutos. Builds automatizados são importantes porque fazem a equipe ganhar tempo e garantem que os passos sejam consistentemente seguidos sempre que são executados.
A velocidade de execução dos builds é importante porque se um build consumir muito tempo, a equipe deixará de executá-lo com freqüência. O build é uma oportunidade para a equipe receber feedback sobre o funcionamento do sistema. Se ele passa a ser executado com menos freqüência, erros tendem a se acumular. Quanto mais defeitos se acumulam e mais tarde são identificados, mas caro se torna corrigi-los.
Builds rápidos e automatizados ajudam a reduzir o estresse da equipe em momentos de dificuldade. Nessas ocasiões, builds manuais tendem a ser ainda menos consistentes devido às pressões de tempo. Isso gera mais erros, o que aumenta ainda mais o estresse da equipe. Builds automatizados, por sua vez, garantem a consistência dos passos e os testes executados ajudam a equipe a detectar falhas mais cedo, o que colabora para diminuir o nível de estresse.
Para algumas equipes o build de dez minutos pode parecer algo distante da realidade. Nesses casos, dez minutos devem ser vistos como um ideal. Talvez não seja possível alcançá-lo imediatamente, mas aja algumas ações que possam ser tomadas hoje para reduzir seu tempo. Comece por elas e vá aprimorando o build continuamente até que o tempo de execução atinja o ideal de dez minutos.
Quando a equipe possui uma boa base de testes automatizados, um dos maiores desafios é assegurar que eles executem de forma suficientemente rápida para que o ideal de um build de dez minutos seja alcançado. Mock objects podem ser úteis no sentido de acelerar a execução dos testes e devem ser seriamente considerados pela equipe, caso não estejam em uso.
Autoria
Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.
Publicado em 02/10/2006.
Licenciado como Creative Commons Atribuição.