Falha

Na dúvida, falhe! Desenvolvimento de software sempre vem acompanhado de novos problemas, muitos dos quais não temos idéia de como resolver em princípio. Digamos que, depois de pensar por um tempo, dois membros da equipe de desenvolvimento tenham sugerido diferentes abordagens para solucionar uma questão. Surge a dúvida de qual implementar quando ambas parecem igualmente coerentes. Uma forma de decidir é discutir o assunto longamente. Outra é simplesmente implementar ambas soluções e descobrir na prática qual é a mais apropriada.

Experimentar diferentes abordagens é importante porque a equipe aprende algo novo. Quando sabemos a melhor solução para um problema, não há muito o que pensar, temos que colocá-la em prática. Mas, quando há dúvida, experimentos podem se revelar melhores que simples discussões. Experimentar diferentes hipóteses e falhar em algumas delas provê novos conhecimentos. Pode parecer desperdício, mas quando se trata de aprendizado, freqüentemente a forma mais rápida e rica de aprender é simplesmente tentar algo novo, mesmo que mais tarde tenhamos que voltar atrás e explorar outras alternativas. Em XP, buscamos feedback concreto. Acreditamos que o código nos ensina o tempo todo, por isso experimentamos e não apenas debatemos sobre possíveis abordagens.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.