Folga

Equipes de desenvolvimento de software freqüentemente se comprometem a fazer mais do que podem em um dado período de tempo. Isso é ruim porque quando os desenvolvedores não conseguem cumprir suas promessas, os clientes perdem a confiança. Desconfiança, por sua vez, gera inúmeros desperdícios, tais como pressões de tempo ainda maiores (que geram defeitos), baixa motivação (que diminui a produtividade) e relacionamentos conflituosos.

Equipes XP devem estabelecer um nível de folga em seus planejamentos. Isso pode ser feito, por exemplo, incluindo-se atividades em um ciclo semanal que não são tão importantes e, portanto, podem ser deixadas de lado caso a equipe esteja em risco de não conseguir implementar as funcionalidades mais importantes da iteração.

Projetos XP são construídos com base em comunicação aberta e honesta. Para que ela exista a equipe deve criar um relacionamento de confiança entre todos os envolvidos no projeto. Folgas ajudam a equipe a acomodar eventuais imprevistos, de modo que possa cumprir com suas promessas apesar deles.

É possível incorporar folga em um projeto de várias formas, tais como:

  • Uma semana dedicada a tarefas técnicas a cada oito semanas do projeto.
  • Deixar um dia por semana reservado para os programadores executarem atividades técnicas.
  • Considerar apenas 80% da equipe quando estiver selecionando histórias para uma iteração.

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.