Valores do XP

Todos que se envolvem com desenvolvimento de software têm um sentimento sobre aquilo que realmente importa. Uma pessoa pode achar que o que realmente importa é pensar cuidadosamente em todas as decisões de design concebíveis antes de implementá-las. Outra pode achar que importante mesmo é não ter nenhum tipo de restrições sobre sua liberdade pessoal.

O maior problema que eu encontro em relação ao que as pessoas "sabem" sobre desenvolvimento de software é que elas se concentram em ações individuais. O que realmente importa não é como uma pessoa se comporta, mas sim como os indivíduos se comportam como parte de uma equipe e como parte de uma organização.

Por exemplo, as pessoas são apaixonadas por estilos de codificação. Apesar de haver estilos que são sem dúvidas melhores que outros, a questão mais importante em relação a estilos de codificação é que a equipe como um todo escolha adotar um estilo em comum. Estilos de codificação muito peculiares e os valores revelados por eles, liberdade pessoal a qualquer custo, não ajudam a equipe a ter sucesso.

Se todos na equipe se concentrarem naquilo que é importante para a equipe, em que devem se concentrar? XP se baseia em cinco valores para guiar o desenvolvimento:

Autoria

Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.

Publicado em 02/10/2006.

Licenciado como Creative Commons Atribuição.