Papéis do XP
O objetivo não é fazer com que as pessoas preencham papéis abstratos, mas sim fazer com que cada membro da equipe contribua com o melhor de si para o projeto.
Papéis em uma equipe XP não são fixos e rígidos. O objetivo é fazer com que cada um contribua com o melhor que tem a oferecer para que a equipe tenha sucesso. Em princípio, papéis fixos podem ser úteis para se aprender novos hábitos, como por exemplo fazer com que as decisões técnicas sejam deixadas para o pessoal técnico e decisões de negócio, com pessoas de negócio. A partir do momento em que novas relações, respeitosas, sejam estabelecidas entre os membros da equipe, papéis fixos passam a interferir no objetivo de fazer com que cada um dê o melhor de si. Programadores podem escrever uma história se estiverem na melhor posição para fazer isso. Gerentes de projeto podem sugerir melhorias arquiteturais se estiverem na melhor posição para fazê-lo.
Dizer que esses papéis podem contribuir com uma equipe XP, não significa que exista um simples mapeamento de uma pessoa para um papel. Um programador pode muito bem atuar como um arquiteto. Um usuário pode se transformar em um gerente de produto. Um redator técnico também pode testar. O objetivo não é fazer com que as pessoas preencham papéis abstratos, mas sim fazer com que cada membro da equipe contribua com o melhor de si para o projeto.
Autoria
Texto de Vinícius Manhães Teles.
Ilustrações de Leandro Mello.
Publicado em 02/10/2006.
Licenciado como Creative Commons Atribuição.